5 dicas para não errar na decoração do casamento e ter registros inesquecíveis

Planejar um casamento não é uma tarefa nada fácil, afinal todo mundo sonha em ter uma cerimônia perfeita, não é mesmo? Entre tantos fatores a se pensar, existe um que merece atenção especial dos noivos: a decoração de festa de casamento.

A decoração é um dos pontos mais importantes e também dos mais trabalhosos, já que é ela quem dará a “cara do evento”. É responsabilidade da decoração mostrar um pouco da personalidade dos noivos e ainda ser linda e agradável aos olhos, para ficar incrível nas fotos.

Outro ponto que torna a decoração muito custosa, tanto em esforço quanto financeiramente, é o fato de existir, tradicionalmente, diversos espaços para serem decorados, como a mesa do bolo, o altar, as mesas dos convidados, o hall de entrada, entre outros.

Ufa! É muita coisa. Mas calma! Não precisa se desesperar. Confira este texto com algumas dicas para não errar na decoração do seu casamento. Vamos lá?

Entenda a importância da decoração do casamento

Antes de dar as dicas específicas sobre decoração, é relevante deixar claro a importância que esse fator possui em um casamento. Muitas pessoas acreditam que “decoração” é apenas quando há uma ornamentação luxuosa ou chamativa — mas não!

Esse pode ser um tipo de decoração, porém existem vários, inclusive os simples e minimalistas. Na verdade, o melhor tipo é aquele que melhor expressa a personalidade do casal e que faz todos os convidados se sentirem parte da história dos dois.

Além disso, a decoração também é muito importante para tornar o cenário ainda mais atrativo para fotos e vídeos. As cores variadas, a delicadeza das flores, a elegância das porcelanas, a descontração dos bonequinhos do bolo, todos os detalhes acrescentados não são à toa e contribuem muito para tornar o ambiente mais rico.

Veja 5 dicas para não errar na decoração de festa de casamento

1. Defina um estilo/temática

Não é possível discutir pormenores da decoração de um casamento, enquanto esse tema não estiver decidido. Isso porque cada estilo indicará certos tipos de cores, ornamentações e itens decorativos.

Qual será o estilo do casamento? Existem vários: rústico, minimalista, extravagante, tradicional, romântico, entre muitos outros. Para decidir isso, não tem outro jeito senão pesquisar referências.

É sempre bom ver as fotos de outros casamentos e notar aquilo que lhe agrada e o que não. Assim, você descobre aos poucos o estilo que mais combina com você. Então, já sabe, abuse e use do Pinterest!

Mas não faça esse exercício sozinho, traga sempre o seu amor para a conversa e busque compartilhar as opiniões, assim a festa se torna a cara do casal e não apenas de um só.

2. Tenha uma paleta de cores

É essencial que os noivos tenham uma paleta de cores para guiar a decoração de uma forma geral, ou seja, um conjunto de cores que harmonizem entre si. É a partir desse planejamento que você terá o crivo para o que pode e não pode entrar como detalhe na sua festa.

É por meio da paleta que, por exemplo, você consegue decidir quais flores ornamentarão o salão. Sem ter essa divisão clara, o resultado pode ser uma verdadeira bagunça, com cores que não conversam entre si ou que não condizem com o tipo de evento.

Para fazer esse tipo de escolha, é bom contar com um profissional do ramo, que poderá entender o seu desejo e lhe direcionar para o que faça mais sentido.

3. Contrate um decorador profissional

Como já foi possível perceber até aqui, fazer isso tudo dá um trabalhão. Mais do que isso, também requer muita capacidade técnica para obter um resultado espetacular.

Sendo assim, é uma boa ideia investir em um profissional que ajude com essa parte. Além de ser uma coisa a menos para se preocupar, você ainda tem a certeza de que vai ficar tudo lindo.

Outro ponto positivo é que esse profissional é experiente. Logo, ele já sabe os melhores contatos para conseguir todo o material que será necessário, ou, às vezes, ele já até possui. Isso já é meio caminho andado. Imagina ter que correr atrás de todo esse material por conta própria?

4. Dê a sua cara à decoração

Por mais que você conte com ajuda profissional, é muito importante que o evento mantenha a personalidade do casal. Por isso é essencial se manter próximo das decisões do decorador. Não deixe que ele tome nenhuma grande decisão sem consultar você!

Se esse for um bom profissional, ele já vai fazer isso por conta própria. Afinal, não há maior medida de sucesso, nesse caso, do que alcançar a satisfação dos noivos, é claro.

Para que a decoração fique ainda mais pessoal, você pode combinar com o profissional de adicionar alguns objetos especiais na ornamentação. Quem sabe algumas fotos antigas do casal lá dos primeiros anos de namoro? Ou, de repente, algum presente mais significativo na história dos dois. Esses são itens insubstituíveis, que podem falar mais sobre os noivos que qualquer outra coisa.

5. Planeje uma lembrancinha

Todo casamento já possui o tradicional bem-casado para que os convidados se deliciem na volta para casa. Mas por que não preparar algo ainda mais especial? Algo que dure por mais tempo?

Uma boa ideia é dar uma planta suculenta, por exemplo. Ela é ótima porque serve como decoração e também como presente. Como é fácil de cuidar, pode durar um bom período.

Dar sabonetes personalizados está super em alta também. Você pode adicionar as fragrâncias das flores que ornamentaram o casamento, assim, quando o convidado usar, ele lembrará daquele momento. Indo nessa mesma linha também pode-se presentear com velas perfumadas.

Mas se a ideia for manter nos presentes comestíveis, focar nos docinhos pode ser uma boa. Minipotinhos de geleia, caixas de chocolates, macarons, biscoitos enfeitados. Todas essas são ideias deliciosas que você pode usar.

Com essas dicas, deu para ficar mais tranquilo em relação à decoração da festa de casamento, não deu? O ideal é que você planeje tudo direitinho para evitar aquelas emergências que são mestres em aparecer na pior hora.

Curtiu o texto? Agora que você já entendeu tudo sobre a decoração de festa de casamento, conseguirá planejar o seu com muito mais segurança. Se é assim, compartilhe esse texto nas suas redes sociais. Você pode ajudar algum amigo que esteja nessa mesma situação!

Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_plusmail
Vamos conversar