Casamento de noite ou de dia: veja as vantagens de cada opção

Escolher a data do casamento é um dos primeiros passos antes de começar a organizá-lo. Na hora de definir o melhor horário para a cerimônia, pode surgir a dúvida: casamento de noite ou de dia?

Cerimônias que começam de tarde com recepção de jantar são mais comuns. Desse modo, os noivos se esquecem de considerar outros horários. Por isso, vocês devem pensar a partir dos seus gostos pessoais. 

A escolha de o casamento ser de noite ou de dia influencia nos preparativos e como se desdobrará o dia. Desse modo, neste post, vamos ajudá-los apresentando os prós e contras de cada horário.

Casamento de dia

Cerimônias durante o dia são mais despojadas e românticas. Essa opção é ótima para noivos que querem algo mais rústico e alegre.

Vantagens

Luz natural

A luz do sol permite uma iluminação melhor para fotos de casamento. Ainda que ela tenha seus desafios, como sombras, luz de fundo e direta, um bom fotógrafo pode criar fotos incríveis.

O pôr do sol, sem dúvidas, é a hora da luz mais ideal. A projeção de longas sombras, nuvens mais definidas e cores mais quentes dão um toque especial para a fotografia.

Cenário para fotos

Casamentos durante o dia, geralmente, ocorrem ao ar livre. As paisagens do local ajudam a decorar o cenário para fotos de tirar o fôlego. Além de ajudar a economizar na decoração.

Custo

Se você quer economizar, esse é o casamento ideal. A recepção pode ser um brunch, coquetel, almoço ou outros. Os convidados não pensam em comer tanto quanto um casamento à noite, onde bebem e comem muito.

Desvantagens

Tempo curto

A noiva e os convidados terão que acordar mais cedo para se arrumar e o tempo pode ser escasso. A noiva não terá o “Dia da Noiva”.

Clima

Durante o dia a temperatura costuma ser mais quente no verão. Isso pode gerar desconforto para os convidados e os noivos.

Local

Os convidados que moram distante terão problemas para se deslocar para o local da cerimônia.

Casamento de noite

Os casamentos noturnos são mais tradicionais e elegantes.

Vantagens

Glamour

Se você quer algo sofisticado e luxuoso, um casamento de noite é uma boa escolha. Na decoração, você pode abusar de arranjos altos, enfeites de cristais e uma boa iluminação. Os convidados estarão mais elegantes.

Tempo

Tanto a noiva quanto os convidados terão mais tempo para se arrumarem. Além da organização da festa ter mais tempo para cuidar da decoração. A noiva poderá aproveitar o dia para se cuidar e ter seu momento especial. Já os convidados que moram longe terão mais tempo para se arrumar e ir à cerimônia.

Festa

No período da noite, os convidados já vão preparados para beber e comer à vontade. Além de aproveitarem melhor a festa, dançando.

Desvantagens

Tempo de festa

Se por um lado as festas são mais agitadas, por outro elas têm um tempo mais curto. Os convidados podem ir embora mais cedo devido ao cansaço.

Fotografia

A falta de iluminação natural pode prejudicar um pouco as fotos. Nada que um bom fotógrafo não possa resolver com o conhecimento e com bons equipamentos.

Custo

Por ser um evento muito comum, os preços costumam ser mais altos. Afinal, você disputará datas e fornecedores com mais noivas. Nesses eventos, por serem normalmente em locais fechados, você também gastará mais com decoração e iluminação.

Afinal, qual escolher

Seja qual for a hora escolhida, você terá prós e contras. Nesse dia tão especial, que ficará marcado para sempre na sua memória, tome cuidado com o fotógrafo a ser contratado. A luz natural ou a falta dela pode influenciar negativamente se não tiver um bom profissional. A Click da foto, produtora especializada no assunto, dá uma superdica: procure profissionais com experiência e boa bagagem. Só assim ele será capaz de captar os momentos mais especiais e felizes.

A escolha final é sua! Esperamos que, depois deste post, você possa escolher o casamento de noite ou de dia, sem erro. Certifique-se de que o horário escolhido é conveniente para você e seus convidados. E o mais importante: não deixe de registrar esse momento com fotos incríveis!

Quer conversar com um expert em fotografia? Entre em contato com a Click da Foto.

Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_plusmail
Vamos conversar