Chá de cozinha: como e quando fazer? Saiba mais!

Iniciar uma vida a dois implica em muitas coisas para planejar e organizar, como o chá de cozinha. Tradicionalmente, o evento funcionava como uma espécie de despedida de solteira para a noiva, que reunia madrinhas, amigas e familiares para celebrarem juntas o próximo grande passo: o casamento.

Atualmente, muitos noivos têm organizado juntos uma comemoração divertida e que reúne os convidados mais próximos. O momento, inclusive, é uma boa oportunidade para distribuir os convites do próprio casamento.

Se antes os noivos ganhavam basicamente utensílios para a casa — principalmente panelas, eletrodomésticos e kits para a cozinha —, hoje é possível pedir outros tipos de presentes, de acordo com as necessidades do casal.

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer quando o chá de cozinha deve ser feito, quem convidar, como organizar e qual tema escolher. Boa leitura!

Quando fazer e quem convidar?

Essas são dúvidas muito comuns na hora de planejar a comemoração. O ideal é que ela aconteça nem cedo demais, nem muito em cima da hora, para não ofuscar o casamento. Por isso, entre um e três meses antes da cerimônia é o tempo ideal.

A questão referente aos convidados é bastante relativa. Geralmente, os chás de cozinha são eventos pequenos, apenas para os padrinhos, amigos e familiares mais próximos. Nesse caso, é legal chamar apenas quem será convidado para o casamento — assim, o clima se mantém com caráter mais íntimo.

No caso de amigos ou parentes próximos que moram em outras cidades, é interessante mandar um convite mesmo que essas pessoas não possam ir — pois essa é uma forma de demonstrar que aquele convidado é importante para os noivos.

Como organizar o chá de cozinha?

O ideal é planejar o chá de cozinha com antecedência. Assim, é possível comparar preços e evitar gastos desnecessários. Para que essa tarefa seja menos complicada e você possa começar os preparativos agora mesmo, separamos algumas dicas incríveis. Confira!

Escolha o local

O primeiro passo é decidir onde o evento será realizado. Você pode alugar um salão de festas, um sítio ou fazer na sua própria casa. O importante é que o espaço seja reservado, para que todos fiquem à vontade para interagir e participar das brincadeiras.

Defina o convite

Nos dias de hoje, é bem comum criar eventos nas redes sociais para economizar tempo e dinheiro. Outra vantagem é que os convidados podem confirmar presença e você saberá quem, de fato, comparecerá. Porém, caso haja um valor disponível, é interessante entregar convites impressos. Nesse caso, é interessante personalizá-los de acordo com o tema escolhido.

Faça uma lista de presentes

Reserve um tempo para pensar a respeito do que você precisa. Além de facilitar a vida dos convidados, as listas evitam que você receba muitos presentes repetidos ou com pouca utilidade para o seu dia a dia. Uma boa ideia é dar várias opções de preços e montar os pedidos em mais de uma loja.

Invista na decoração

Que tal preparar você mesma a decoração do encontro? Isso deixará o evento mais pessoal. No entanto, caso você não tenha tempo ou habilidade para tanto, pode pedir ajuda para algumas amigas. É possível, também, comprar alguns objetos e arranjos de flores prontos e espalhá-los pelo ambiente, por exemplo.

De qualquer modo, independentemente da forma que será realizada, o importante é organizar a decoração de acordo com a personalidade dos noivos — e, para ajudar nessa escolha, existem muitos tutoriais e fotos para se inspirar na internet.

Planeje o cardápio

O cardápio deve ser pensado de acordo com o horário no qual o evento será realizado. Se for durante a tarde, como de costume, uma opção é servir tortas doces e sanduíches salgados — como se fosse um grande café da tarde.

Frutas, sucos, salgadinhos e docinhos também são muito bem-vindos. Ah! Não se esqueça de consultar a lista de convidados e conferir se existe alguém com restrições alimentares, hein? Caso haja, prepare opções que atendam essas pessoas também.

Escolha as brincadeiras

O chá de cozinha é um momento de descontração e interação entre todos. Por isso, aposte em brincadeiras e jogos originais e divertidos. Algumas opções são:

  • bingo: onde os vencedores ganham lembrancinhas;
  • listas de perguntas: para testar a afinidade dos noivos;
  • caixinha de histórias: onde cada um escreve uma história engraçada que viveu com os noivos.

Qual tema escolher?

Existem muitos temas para a decoração do chá de cozinha. Para deixá-lo mais agradável e charmoso, escolha uma opção personalizada. Veja as sugestões que preparamos, a seguir!

Romântico

A decoração romântica valoriza combinações delicadas e pede uma paleta de cores em tons de rosa e vermelho. Para isso, aposte em toalhas de mesa com renda e detalhes em poá. Entretanto, outros padrões de estampas também podem ser usados, como os florais, listrados e xadrez.

Você pode compor a cena com objetos e móveis no estilo vintage. Os arranjos podem ser feitos com flores da estação:

  • verão: lírios e rosas;
  • primavera: girassóis e margaridas;
  • outono: gérberas e tulipas;
  • inverno: petúnias e angélicas.

Rústico

Caixotes de madeira são os principais ícones do chá de cozinha rústico e dão um charme todo especial ao ambiente. Eles podem ser empilhados e usados como mesas ou, simplesmente, como suporte para as flores.

Os arranjos das mesas podem ser feitos com embalagens de vidro decoradas com juta, sisal e renda — para um efeito mais delicado. Outra boa ideia é montar um mural em pallet com as fotos dos noivos.

Ao ar livre

Esse estilo possui muitos encantos e a natureza ajuda a contribuir ainda mais com o momento. A primeira dica para esse tema é usar guarda-sóis para proteger os convidados.

Além do mais, opte por tons claros e estampas floridas, que combinam muito bem com o verde da grama e das árvores. Se quiser colocar a mão na massa, faça pompons de seda e cortinas de fitas coloridas.

Como você pôde ver, o chá de cozinha é um momento especial que antecede o casamento — por esse motivo, é importante se lembrar de registrar o momento. Para isso, é possível contratar uma equipe para fotografar a ocasião: assim, nem você nem os seus convidados precisam se preocupar com as fotos e podem aproveitar mais o evento.

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_plusmail
Vamos conversar