Como escrever seus votos de casamento? Confira 4 dicas!

Reserva de igreja ou salão, aluguel de trajes, lista de convidados, preparativos para lua de mel… Uma cerimônia de matrimônio exige tanta organização e planejamento dos noivos que um detalhe crucial pode acabar sendo esquecido: os votos de casamento!

Afinal, é com essa declaração cuidadosamente preparada pelo casal, com tudo o que desejam falar sobre seus sentimentos um pelo outro, que o objetivo da cerimônia se dá por completo — a celebração do amor em meio aos familiares e amigos queridos.

Portanto, se você está planejando seu casamento e ainda não sabe como começar a escrever os seus votos, acompanhe este post e confira algumas dicas!

Por que os votos de casamento são importantes?

A leitura dos votos de casamento é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. É difícil segurar as lágrimas quando nos deparamos com declarações de amor sinceras, não é? Em um dia tão especial como esse, ver os noivos falando de seus sentimentos e promessas um para o outro torna tudo muito mais marcante.

Esse costume, frequente em muitas culturas do mundo, ainda não é tão praticado no Brasil. Por aqui, geralmente, o casal apenas repete os votos tradicionais ditados pelo celebrante. No entanto, nos últimos anos a tendência de que a declaração seja personalizada e dita pelos noivos com muita emoção está crescendo.

Acredite, vale muito a pena dedicar algum tempo para pensar em um texto marcante. Até porque ele ficará eternizado nos registros inesquecíveis desse dia tão importante para o casal, sem contar que é sempre bom dizer para quem a gente ama o quanto somos apaixonados, não é?

Como escrever votos de casamento marcantes?

Gostou da ideia de escrever os próprios votos de casamento? Então, a dica principal é: não siga regras ou clichês! Fale o que tiver vontade e o que for especial para a história do casal. O mais importante é emocionar quem você mais ama. No entanto, alguns outros cuidados deverão ser tomados nessa etapa.

1. Comece a escrever cedo

Para não cometer erros clássicos nesse dia tão inesquecível, é essencial pensar em tudo com antecedência. E isso inclui os votos de casamento. Se você for deixando para depois, pensando que não será difícil escrever uma breve declaração para alguém por quem tem tantos sentimentos, você pode passar em branco!

Não se esqueça de que, com tantos preparativos para cuidar, nas últimas semanas e, especialmente, nos últimos dias, sua cabeça estará a mil! Dessa forma, por mais simples que pareça a ideia de transformar em palavras aquilo que você sente, você pode se deparar com um grande bloqueio criativo!

E não é só isso. Além de todos os compromissos e detalhes para acertar antes do grande dia, seu emocional também estará abalado diante da enorme mudança que acontecerá em sua vida. Por isso, o melhor a se fazer é escrever pelo menos alguns rascunhos dos votos o quanto antes.

2. Faça anotações sobre o que vale a pena lembrar

Para ajudar a elaborar uma declaração absolutamente personalizada, uma dica é comentar sobre acontecimentos da vida do casal e da história de amor que os une. Assim, é legal ir anotando sobre coisas que valem a pena serem citadas nos votos de casamento.

E isso serve até mesmo para quem ainda não está noivo, mas já pensa em se unir para sempre àquela pessoa especial que está ao seu lado. Reserve um bloquinho de anotações apenas para isso ou, até mesmo, um documento de texto no computador.

Se você é chegado em uma surpresa, o ideal é que esse local no qual estarão as anotações seja mantido em segredo. Já pensou que emocionante surpreender quem você ama falando de coisas do dia a dia que provavelmente seriam esquecidas? É uma prova de carinho e de cuidado.

3. Evite clichês

Na hora de inovar e fazer um casamento diferente, evite as juras muito comuns, como “prometo amá-lo para sempre” ou “estarei ao seu lado em todos os momentos”. É claro que todo mundo gosta de um bom e velho clichê, especialmente quando falamos de declarações de amor. Mas que tal ir mais além?

Os convidados e, principalmente, a sua pessoa amada, ficarão muito mais emocionados e surpresos com votos de casamento únicos. Por isso a nossa dica sobre ir anotando acontecimentos do dia a dia é tão legal. Pense em como será bonito mostrar que você dedicou um bom tempo pensando em falar algo realmente inesquecível.

Cada frase deve refletir tudo o que o amor entre vocês tem de mais bonito e — por que não? — de diferente. Afinal, se todo relacionamento fosse igual não faria sentido nos apegarmos a uma só pessoa. Alguma coisa entre vocês é realmente única e é o que faz valer a pena dividir uma vida.

4. Seja autêntico e abra seu coração

Muitos se preocupam em surpreender ao fazer um pedido de casamento criativo, mas muitas vezes a autenticidade acaba por aí. O restante da cerimônia segue ideias prontas e já bastante utilizadas pelo mundo afora, o que não tira a beleza desse dia, é claro, mas certamente não transparece todo o sentimento envolvido.

Por isso, a palavra-chave para escrever seus votos de casamento é: genuinidade. Cada frase deve ser absolutamente sincera e legítima — esse é o tipo de declaração mais emocionante! Você pode até não ser bom com as palavras e escrever um texto pequeno, mas se ele for autêntico, será marcante!

E isso é mais fácil do que parece, basta abrir-se de verdade. Passe algum tempo refletindo sobre a pessoa amada, entenda o que você mais gosta nela, desde os detalhes mais bobos até as qualidades mais marcantes, o que você sente quando está ao seu lado, como você gostaria de tratá-la dali em diante. Pronto! Coloque no papel exatamente o que vier ao seu coração.

Quais os votos de casamento mais comuns?

Como já dissemos, a maior parte dos casamentos no Brasil ainda segue a tradição daqueles votos famosíssimos, em que os noivos juram amor, respeito e fidelidade na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe.

Temos que concordar: essas promessas são lindas! No entanto, vale a pena sim investir em uma declaração mais íntima. Você pode até mesmo utilizar o clássico, mas dedique um momento para abrir seu coração para a pessoa amada de forma única!

O mais importante na hora de escrever os votos de casamento é levar em conta o estilo da cerimônia e dos noivos. Seja ele mais romântico, mais divertido, mais tradicional ou absolutamente peculiar — os votos nada mais são do que a expressão do motivo que levou o casal até aquele momento, até aquele altar, prontos para compartilharem o resto de suas vidas juntos.

E aí, conseguimos ajudar você? Então, não pare por aqui e confira nosso post com 3 conselhos importantes para o seu casamento. Vamos lá!

Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_plusmail
Vamos conversar