Veja como acertar na escolha do seu convite para casamento

Os convites para casamento são o primeiro contato que os convidados terão com um dos eventos mais importantes das suas vidas. É por meio deles que a notícia, provavelmente já comentada entre os mais próximos, se torna oficial e tem a data anunciada para que todos possam se programar para o tão esperado dia da união entre o casal.

Nesse momento, as opções são muitas e podem deixar os noivos confusos — afinal, são tantos estilos, modelos e acabamentos que fica difícil resolver. Para ajudar na decisão, preparamos este post com algumas dicas para acertar na escolha do seu convite e facilitar o planejamento do casamento. Acompanhe!

Por que a escolha do convite do casamento é importante?

Engana-se quem pensa que os convites para casamento são um mero detalhe. Eles funcionam como um cartão de visitas para o evento, por isso, é essencial que já tenham a cara da cerimônia. É claro que, para escolher o melhor modelo para seu caso, você não precisa já ter certeza do estilo da decoração ou das cores que usará na festa — no entanto, os convites precisam fazer parte do contexto do casamento.

Por isso, o casal deve, pelo menos, definir quais serão os aspectos gerais da cerimônia para que tudo tenha certo equilíbrio. Por exemplo: se vocês preferem um evento mais rústico e ao ar livre, convites muito clássicos podem não ser a melhor opção, já que ficariam fora de sintonia com o grande dia.

O ponto principal é dedicar alguns momentos pensando na opção perfeita para o estilo da festa e, também, do casal — antes mesmo de ir atrás do tão sonhado vestido de noiva. Até porque, como já dissemos, os convites são o meio pelo qual a notícia da união é oficializada. Por isso, nada melhor do que contar com um modelo que seja único, a fim de que a lembrança do casamento seja especial desde o primeiro momento.

O que levar em conta na hora da escolha?

Independentemente do tamanho da festa ou da quantidade de convidados, os convites precisam ter a cara dos noivos. Vocês vão se deparar com uma infinidade de modelos, tipos de papeis, texturas, fontes etc. O ideal é que prezem por aqueles que realmente tragam emoção ao casal — afinal, vocês, provavelmente, guardarão o convite para sempre, com muito carinho.

Anotem algumas dicas!

Busquem inspirações

Façam uma busca pela internet ou visitem algumas gráficas para conferir algumas inspirações. Vejam os catálogos e decidam, a partir disso, quais são os estilos que mais tem a ver com o casamento que planejam. Partindo dos mais clássicos, passando pelos modernos e indo até os temáticos, não descartem opções sem refletir com cuidado.

Observem, também, quais elementos mais chamam atenção. Mesmo que não queiram um modelo pronto, vocês podem, por exemplo, usar uma ideia que viram aqui, juntar com outra que viram ali e, dessa forma, começarem a elaborar o convite para casamento único e ideal para o casal.

Pensem no estilo do casamento

Depois de reunir algumas inspirações, façam desenhos, contratem um profissional para desenvolver a versão digital do convite ou vão até lojas especializadas nesse tipo de serviço — levando sempre em conta os detalhes que mais gostaram nos modelos que viram e, é claro, o estilo pretendido para a cerimônia.

Nesse ponto, já dá para começar a pensar nas cores que serão usadas no grande dia. Não se preocupem se mudarem de ideia depois, mas, ao menos, uma continuidade deve existir. Por exemplo: vocês podem fazer o convite todo em tons pastéis, ou, ainda, optarem por cores vibrantes e com um toque mais moderno — tudo vai depender do gosto do casal.

Sejam originais

Nós sabemos que os catálogos e, até mesmo, a internet está cheia de inspirações lindas. Alguns convites são tão encantadores que podem arrancar suspiros e fazer com que vocês, praticamente, saiam correndo para encomendar centenas iguais àqueles. Mas, acreditem, tudo será ainda mais especial se houver originalidade e inovação!

Mesmo que utilizem elementos vistos em outros modelos, tentem dar aos convites alguma característica que seja completamente única e que remeta à história de vocês. Assim, os convidados perceberão, logo de cara, que a cerimônia foi planejada com muito cuidado e emoção.

O que é preciso saber sobre os convites de casamento?

Agora, não basta escolherem o convite perfeito se ele não cumprir ao seu propósito, não é mesmo?

Por essa razão, é fundamental que eles tenham todas as informações necessárias para que os convidados possam se programar, tanto em relação à localidade do evento quanto à data — sem contar que precisam ser entregues com certa antecedência. Veja o que não pode ser esquecido, a seguir!

Informações indispensáveis

No convite de casamento, vocês podem abusar da criatividade e escrever o que quiserem, no entanto, alguns dados não podem ficar de fora. São eles:

  • o nome dos noivos (com sobrenome ou não, a depender do grau de formalidade);
  • a data e o horário do evento;
  • o local, com endereço completo — e, se for de difícil acesso, com mapa e indicações de como chegar.

Também é bacana inserir um pedido de confirmação de presença. Assim, vocês conseguem ter uma noção mais exata da quantidade de convidados que estarão presentes. Dessa forma, terão a possibilidade de planejarem melhor outros aspectos, como o buffet e o número de assentos. Além disso, a dica é colocar sugestão de traje — especialmente se a festa for temática.

Antecedência no envio

Com tudo pronto, o mais indicado é que os convites para casamento comecem a ser enviados com, no mínimo, três meses de antecedência. No entanto, se a cerimônia for em um local de difícil acesso, como no caso de noivos que moram no exterior ou em outro estado, quanto antes os convites forem enviados, melhor. Lembrem-se de que os convidados terão que providenciar passagens, pedido de férias ou folgas etc.

Por último, as duas dicas finais são:

  1. pedir uma versão impressa antes de autorizar a confecção da encomenda total, para terem certeza de que está tudo perfeito;
  2. calcular um número maior de convites, para que não ocorram imprevistos. Assim, mesmo que vocês estraguem alguns acidentalmente, não haverá motivo para estresse!

Como vimos, existem inúmeras opções de estilos, modelos, cores e texturas. Mas o que mais vale mesmo é o gosto e a criatividade do casal na hora de escolher seus convites para casamento. Dos mais simples aos mais sofisticados, incluindo os modernos e divertidos, o mais importante é que todas as informações necessárias estejam descritas e que seus convidados recebam com antecedência para poderem se programar.

Gostou das dicas? Então, veja nosso post com outras coisas que a noiva precisa saber antes do casamento. É só clicar!

Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_plusmail
Vamos conversar