Véu da noiva: aprenda a escolher o que mais combina com você

Muito mais que um simples acessório, o véu da noiva é o toque final que transforma qualquer vestido. Além de delicadeza, esse detalhe também traz um ar misterioso para a produção. Para isso, é importante escolher o modelo que mais combina com o vestido, com o estilo da cerimônia e, principalmente, com a sua personalidade.

Ao longo dos anos, o mercado vem inovando e surpreendendo nos designs e nos cortes cada vez mais diferentes, que resultam em véus cada vez mais incríveis. Por isso, a escolha de um deles não é simples e precisa ser feita com cuidado para que você se sinta confortável no grande dia.

Pensando nisso, preparamos este post para lhe ajudar a escolher o modelo de véu da noiva que mais combina com você. Boa leitura!

Quais os modelos disponíveis?

Dentro das inúmeras possibilidades, é possível encontrar desde os modelos mais tradicionais até os mais modernos e estilizados. Confira abaixo algumas opções para usar no grande dia:

Véu longo estilo catedral

O véu estilo catedral é considerado o modelo mais clássico. O acessório pode chegar a 6 metros de comprimento e também pode ter mais de uma camada. O ideal é usá-lo em casamentos tradicionais, realizados à noite, em uma igreja grande e com uma cerimônia mais formal.

Essa opção pode ser lisa ou do tipo mantilha com bordados, dependendo do modelo do seu vestido. De qualquer forma, ele funciona muito bem com vestidos longos e clássicos.

Véu longo estilo capela

O véu capela mede cerca de 2 metros de comprimento e combina com vestidos com cauda ou no modelo sereia. Para equilibrar a produção, é importante que a cauda do vestido seja mais curta do que o véu.

O acessório tem um estilo mais romântico e combina com casamentos em igrejas pequenas ou capelas. Em geral, esses ambientes não condizem com véus muito longos devido à falta de espaço.

Véu cotovelo

Esse modelo é assim chamado porque o final do véu costuma ficar na altura dos cotovelos. Ele tem cerca de 65 centímetros de comprimento e cai muito bem com vestidos de estilo mais romântico, pois o véu termina na parte que começa o volume da saia.

Véu médio

O véu médio tem, normalmente, 90 centímetros de comprimento. Ele chega na altura da ponta dos dedos da noiva com os braços esticados. Por ser um modelo muito versátil, pode ser usado com quase todos os estilos de vestidos, mas deve ser evitado com os mais curtos. Essa opção combina muito bem com casamentos ao ar livre.

Véu ombro ou curto

Com cerca de 50 centímetros de comprimento, esse véu vai até a altura dos ombros. O estilo deixa o visual mais leve, por isso, combina com vestidos curtos ou tomara que caia. Entretanto, fica muito informal com vestidos clássicos.

Voilette

O voilette é um tipo de véu que não passa do queixo, cobrindo apenas o rosto (todo ou só uma parte). Evite usar o modelo em celebrações mais formais, pois ele é indicado para cerimônias no civil, em jardins ou na praia. O ideal é usá-lo com vestidos curtos e simples.

Mantilha

A mantilha é um tipo de véu feito inteiramente de renda ou com apenas um acabamento. Ela pode ser curta, média ou longa, mas é importante combinar com o vestido para equilibrar o visual.

O formato do rosto influencia na escolha?

O véu emoldura a face e, por isso, o formato do rosto interfere na escolha do acessório. Se você quer suavizar ou realçar determinadas características, fique atenta aos detalhes de cada opção:

  • rosto redondo: combina com véus que têm caimento nas laterais, pois deixam a face mais alongada e fina. Prefira modelos mais compridos e deixe um volume no alto da sua cabeça;
  • rosto quadrado: escolha um véu que alongue e suavize a face. Para isso, prefira modelos mais longos — que chegam até a altura dos ombros, pelo menos;
  • rosto retangular: procure os modelos sem volume no topo da cabeça e prefira os mais largos em volta da face;
  • rosto triangular: combina com modelos de véu que ficam presos na parte de cima da cabeça, pois aumentam a parte inferior da face;
  • rosto oval: esse formato de rosto é mais equilibrado e se adapta bem com quase todos os modelos de véu.

Como escolher o véu da noiva ideal?

Se você ainda está insegura com a escolha do véu ideal, confira a seguir mais algumas dicas que lhe ajudarão a tomar a decisão certa!

Experimente-o

Uma boa dica é observar a composição em um espelho de 360°. Para isso, coloque o véu e o vestido e observe como a combinação fica em todos os ângulos, não apenas de frente.

Se o seu vestido de noiva tem detalhes fundamentais, não é interessante escondê-los com um véu comprido. Nesse caso, opte por um modelo mais curto e com poucas camadas de tule.

Ajuste o penteado a ele

Se você decidiu usar o véu, não se esqueça de que o penteado é um ponto fundamental. É importante escolher um estilo que, além de bonito, sirva como apoio para o acessório. Por isso, quando for fazer a prova no cabeleireiro, leve o véu e os demais ornamentos, como tiaras ou ganchos, para incorporar ao penteado.

O ideal é tentar várias opções de colocação do véu, pois isso pode fazer muita diferença no resultado. Se o acessório for mais pesado ou comprido, tente andar um pouco para ver se se sente confortável.

Observe seu tecido e seus detalhes

Um ponto importante ao escolher o véu da noiva é observar o tecido, que deve ser fino e leve, como a renda ou o tule. Ele também deve combinar sempre com a cor do vestido. Além disso, quanto mais detalhes e bordados a vestimenta apresentar, mais discreto e simples o véu deve ser.

Com diferentes estilos e modelos, o véu da noiva é uma peça única e que dá um charme todo especial à produção. Se você faz questão de usar esse acessório, siga as nossas dicas e escolha o que mais combina com você!

Gostou do nosso conteúdo? Já escolheu o véu para o seu casamento? Então compartilhe a sua experiência conosco e deixe um comentário!

Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_plusmail
Vamos conversar